Buscar

Como lucrar com a energia solar?

Atualizado: Set 9

Quando uma pessoa pensa em implementar um sistema fotovoltaico em seu imóvel, questões como “se livrar de sua conta de energia” ou “preservação do meio ambiente”, talvez sejam as primeiras coisas que venham em sua mente, mas além dessas questões existem outras que podem ser tão atraentes quanto, que é o lucro que a energia solar pode gerar. Esse texto tem o intuito de explicar como funciona esse tipo investimento tão atraente.


Para as pessoas que não conhecem os dois tipos de sistemas fotovoltaico, é importante saber as diferenças entre eles para que se tenha uma melhor compreensão.

O primeiro é o sistema Off-Grid, esse sistema é aquele que independe da concessionária, toda energia gerada é armazenada em um banco de baterias e posteriormente ela é utilizada pelo imóvel. Esse sistema possui um alto custo de manutenção por conta que as baterias devem ser trocadas periodicamente, por esse motivo sua utilização só é recomendada em áreas de difícil acesso a rede de energia elétrica.


O segundo é o sistema On-Grid, esse sistema é aquele que é conectado à rede elétrica e não possui um acumulador de energia próprio, por esse motivo, ao contrário do Off-Grid, ele é dependente da concessionaria. A energia gerada pelo sistema que não é consumida pelo imóvel é inserida na rede de distribuição e quando o sistema não está produzindo energia, a noite por exemplo, o imóvel utiliza a energia da concessionária, a mensuração da energia gerada pelos painéis e a energia advinda da distribuidora é realizada por um medidor bidirecional. Nesse caso existem duas possibilidades: quando a energia produzida for menor que a energia consumida da concessionaria, o consumidor deve pagar por esse excedente, porém se a energia produzida for maior que a consumida, esse excedente é transformado em créditos de energia pela concessionaria.



Neste ponto você provavelmente deve ter chegado na conclusão de que a maneira de ganhar dinheiro com o sistema On-Grid é vendendo os créditos de energia para a concessionária ou para outra pessoa, porém a resposta é não, não é possível vender os créditos de energia. Os créditos de energia funcionam como um sistema de compensação, ou seja, ele é utilizado nos momentos em que o imóvel consome mais energia da distribuidora do que foi gerado pelo sistema fotovoltaico, por esse motivo na hora de dimensionar o sistema, é levado em conta os momentos em que é impossível gerar energia ou há uma diminuição na geração por conta do clima.


Mas essa não é a única maneira de utilizar os créditos, outra maneira e talvez a melhor é utilizar eles para compensar o consumo de outro imóvel, mas o que isso quer dizer? Essa prática consiste em um único sistema On-grid gerar créditos de energia capaz de suprir o consumo de dois ou mais imóveis. Como por exemplo, uma pessoa possui uma casa e um supermercado, essa pessoa pode instalar um sistema fotovoltaico em sua residência capaz de suprir a necessidade de consumo tanto da residência quanto do supermercado. Essa pratica acaba sendo mais barata do que instalar um sistema em cada imóvel. Para que isso seja possível, é preciso seguir dois requisitos, para que os créditos de energia sejam utilizados em mais de um imóvel é preciso que eles tenham a conta de energia registrada com o mesmo CPF ou CNPJ e eles também precisam estar no mesmo estado e cadastrados na mesma concessionaria.



Mas então, como realmente se lucra com a energia solar? Quando uma pessoa decide comprar um sistema fotovoltaico ela não está apenas se livrando de sua conta de energia, ela está investindo em algo lucrativo e com um risco baixíssimo. Pense da seguinte maneira, o período de payback de um sistema fotovoltaico é entre 3 a 4 anos, ou seja, esse é o período que ele leva para se pagar sozinho, por causa que, com o dinheiro que você estaria pagando a concessionaria, você vai estar pagando o seu próprio sistema e quando passar esse período você só vai estar lucrando, pois, o sistema demora anos para perder sua eficiência. Além de que, o sistema On-grid não demanda muita manutenção como o off-grid, por isso os gastos com a manutenção são baixos. Vale ressaltar que quanto maior for o seu sistema, mais lucrativo ele será, por isso, se você possui mais de um imóvel é recomendado que você implemente um sistema que seja capaz de suprir todos eles.


Tem dúvidas de como instalar sua própria usina de energia solar? Entre em contato com a gente e receba um orçamento totalmente gratuito.

https://www.energizejr.com.br/orcamento


Para saber mais entre em contato conosco:

E-mail: energizejr@gmail.com

Telefone/WhatsApp: (74) 8841- 2577

Autor(a): Vinicius Bruno de Souza Silva


  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp

Energize Jr.
©2019 Todos os direitos reservados.