Buscar

O perigo dos “gatos” na rede elétrica

Atualizado: Abr 1



Todo mundo já ouviu falar dos gatos na rede de energia. Mas os perigos e prejuízos que eles provocam são ignorados. Talvez você não saiba ainda, mas, essa prática afeta todo mundo, inclusive você, consumidor, que paga suas contas regularmente. Ao longo desse texto, vamos explicar o porquê.


“Gato” na rede elétrica é um termo popular que se refere a uma ligação clandestina à rede ou adulteração do sistema de medição de energia. A energia elétrica que chega até sua casa, percorre um longo caminho até chegar nos cabos e equipamentos conectados nos postes. Para mensurar o valor da energia que você consome, é necessário um equipamento chamado medidor, também conhecido como relógio de luz. Este equipamento é fornecido pela distribuidora local, empresa responsável pela venda da energia. É através do valor mostrado no medidor que sua conta é calculada.


Em uma ligação clandestina, o indivíduo não possui contrato algum com a concessionária e “puxa” a energia, através de um fio ou cabo, diretamente do poste da rua. Isso é um gato! E é crime, crime de furto, podendo render à pessoa que realizou essa proeza, no mal sentido, uma pena que vai de 1 a 4 anos de reclusão e multa.


Já a adulteração do sistema de medição ocorre quando o tal consumidor já tem um contrato com a distribuidora, mas encontra uma forma de desviar a energia que passa pelo medidor. Este ato faz com que ele continue pagando a conta, mas com um valor muito inferior. Este tipo de gato é considerado crime de estelionato cuja pena pode ser de 1 a 5 anos de reclusão e multa.


Além das penas e multas, quem comete este tipo de crime coloca em risco a própria vida, pois ao entrar em contato com a rede energizada, há a possibilidade do recebimento de uma descarga elétrica, podendo ocasionar queimaduras e até mesmo a morte.

Depois de ler essas informações, você deve estar se perguntando: o que eu tenho a ver com isso? Eu, você, e todos os consumidores de bem que pagam as contas de energia regularmente, arcam com os prejuízos causados pelos “gatos”, pois os custos são repassados para nós. Além disso, as ligações clandestinas sobrecarregam a rede, podendo contribuir para a existência de curtos-circuitos, que podem danificar nossos equipamentos, e causam interrupções no fornecimento de energia.


Já deu pra ver que os gatos da rede elétrica são um grande problema, para todo mundo. Mas se a sua conta estiver com um valor muito alto, primeiro, não faça um gato e, segundo, saiba que existem soluções Inteligentes, Eficazes e Econômicas para resolver esta situação.


Através da implementação de projetos de eficiência energética ou de geração fotovoltaica, por exemplo, é possível evitar gastos excessivos com a energia elétrica. E aproveitando a deixa, a Energize Jr. pode ajudar com isso. Entre em contato conosco e saiba mais.


E lembre-se: Gato é crime! Denuncie!

  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp

Energize Jr.
©2019 Todos os direitos reservados.