Buscar

Saiba tudo sobre o laudo para SPDA


Você sabia que o Brasil é o país recordista em queda de raios? Aproximadamente 78 milhões de raios caem todo ano no nosso país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.


E como proteger a sua empresa de ser atingida por um deles?

Instale um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

Clique aqui para saber mais

E como garantir que esse sistema está cumprindo suas funções?

É para isso que existe o Laudo de SPDA.

O laudo SPDA é um documento técnico que atesta a eficiência e conformidade de um sistema de proteção contra descargas elétricas com base na ABNT NBR 5419.

O laudo descreve o resultado das inspeções e medições feitas na empresa, bem como os problemas encontrados no sistema de proteção contra raios.

Além das conclusões baseadas nas investigações, aponta também as recomendações de ações necessárias para solucionar os problemas do SPDA, intencionando garantir a proteção ideal contra raios para cada caso.


MAS ALÉM DISSO, PORQUE REALIZAR O SERVIÇO DE LAUDO DE SPDA?

Empresas com carga instalada superiores a 75kW, de acordo com a NR10, são obrigadas a manter em seu prontuário de instalações elétricas o laudo de SPDA e o laudo de Aterramento. O não cumprimento desta norma implica em diversas questões como:

  • O corpo de bombeiros exige o laudo de SPDA para renovação do alvará de funcionamento concedido à empresa;

  • Recusa das seguradoras para cobrir qualquer acidente;

  • Caso ocorra algum acidente com descarga atmosférica, quem responderá civil e criminalmente pelo não atendimento às regulamentações é o responsável pela empresa.

E como são realizadas as investigações de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, estabelece os critérios para a elaboração de laudos SPDA no Brasil:

De acordo com a NBR 5419, a investigação para a elaboração do laudo SPDA deve avaliar quatro aspectos:

  1. Gerenciamento de risco: São determinados os riscos de descargas atmosféricas atingirem a estrutura avaliada.

  2. Prejuízos possíveis: a norma da ABNT determina que seja identificado também o potencial de danos físicos à estrutura da edificação e à vida de seus usuários.

  3. Proteção interna: o laudo SPDA também deve fazer o levantamento de medidas e equipamentos necessários para a proteção de áreas internas, a fim de reduzir o risco de danos causados por impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas

  4. Condições de proteção contra raios: é preciso averiguar se estão sendo cumpridas as exigências técnicas para a proteção contra descargas atmosféricas

Na prática, são realizadas as seguintes investigações:

1) Inspeção visual: analisa-se se a quantidade de descidas, espessura dos cabos de captação, descida e aterramento estão dentro da norma;

2) Inspeção mecânica, observando de todo o sistema está bem preso da estrutura;

3) Observa-se se todas as estruturas que funcionam como captadores naturais estão ligadas ao aterramento;

4) Por último, faz-se as medidas da resistência dos aterramentos com o terrômetro, e das continuidades com o miliohmímetro. Sempre atento aos valores que devem estar de acordo com os estabelecidos pela norma;



Qual a validade de um laudo SPDA?

As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não.

Além da medição, a norma NBR 5419 exige que de 6 em 6 meses seja realizado a inspeção visual no SPDA, atestando assim a integridade do sistema.

Qual profissional deve emitir o Laudo SPDA (para-raios)?

Conforme a NR10, todo registro pertencente ao PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) deve ser emitido somente por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Pronto para proteger sua empresa? Conte com a Energize Jr. para fazer o laudo de avaliação do seu SPDA! Contate-nos agora mesmo neste link.

E -mail: energizejr@gmail.com

Telefone/WhatsApp: (74) 8841- 2577


Autor(a): Carolline Angela dos Santos Souza

  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp

Energize Jr.
©2019 Todos os direitos reservados.