Buscar

Você sabe como funciona a sua conta de energia?

Atualizado: Ago 11

Muitas pessoas estão tentando economizar nesse período de quarentena e um dos principais vilões que influenciam no seu orçamento no final do mês é a Conta de Energia. Mas você já parou pra pensar como ela funciona?


Todos os consumidores de energia pagam em sua conta de luz os seguintes itens:

· Geração;

· Transporte de energia até o consumidor (transmissão + distribuição);

· Tributos e encargos.

Estes valores variam para cada concessionária de distribuição e estado.

Além disso, no valor final da sua conta de luz, também está incluída o valor da bandeira tarifária, sistema que entrou em vigor em 2015. As bandeiras são das cores verde, amarela e vermelha e indicam se as condições de geração de energia naquele mês são favoráveis ou desfavoráveis. A bandeira tarifária atual é a verde, ou seja, sem custo para os consumidores. Para entender melhor veja mais informações na figura abaixo:

Figura 1- Bandeiras Tarifárias

Fonte: ANEEL

A energia é medida através da quantidade de energia que foi consumida em uma hora (quilowatt-hora - kWh) e através desse valor, pode-se calcular uma parte da quantia de sua conta de energia. Todo mês é feita a leitura do medidor em sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior.

O consumo do mês é listado no campo “Demonstrativo de Consumo desta Nota Fiscal”, em sua fatura de energia.

Tarifa é o valor a ser cobrado pela prestação dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia (R$/kWh). Já o preço é a composição da tarifa com os tributos. O preço final é igual à tarifa somada aos impostos (ICMS e PIS/COFINS). A Agência nacional de Energia Elétrica, ANEEL, define uma tarifa base que é de aproximadamente 62 centavos para cada kWh, se foi consumido 100kWh você pagaria 62 reais, por exemplo. Porém, cada estado tem um valor diferente para os impostos e eles são acrescentados em sua conta final.

· Mas e como esses tributos são calculados na fatura de energia?

O cálculo do ICMS, PIS e COFINS é feito conforme a fórmula a seguir:


O valor percentual do PIS/COFINS é apurado mensalmente pelas concessionárias e os valores correspondentes são repassados para o Governo Federal.

Na fatura de energia também é apresentado o histórico de consumo dos últimos 12 meses. Esses dados são importantes para o controle do consumidor ao comparar o seu consumo com os meses anteriores e até mesmo identificar possíveis erros de medição.

Nós da Energize Jr. realizamos projetos de Eficiência Energética em que faz-se uma análise do seu consumo energético e elaboramos estratégias a fim de reduzir o consumo. Além disso, um aumento na sua fatura pode ser devido a Instalações Elétricas antigas ou mal feitas.

Para saber mais entre em contato conosco:

E-mail: energizejr@gmail.com

Telefone/WhatsApp: (74) 8841- 2577


Autor(a): Maria Paula Souza de Barros

  • Facebook
  • Instagram
  • whatsapp

Energize Jr.
©2019 Todos os direitos reservados.